A Toxina Botulínica vem sendo utilizada na dermatologia há décadas para o tratamento das rugas de expressão, mas a maioria das pessoas ainda conhece poucos detalhes sobre esse tratamento. Uma das dúvidas mais frequentes dos pacientes é: “quando devo iniciar a aplicação da Toxina Botulínica?”
Você já deve ter escutado que a aplicação pode ser realizada de forma “preventiva”, sendo iniciada numa idade mais precoce ou quando as linhas de expressão ainda são discretas. Esse conceito é embasado na idéia de que a toxina botulínica apresenta resultados melhores quando começa a ser aplicada antes do surgimento das chamadas rugas estáticas. Isto é, que o tratamento seja iniciado enquanto as linhas estão associadas à contração dos músculos de mímica facial.
O que são rugas dinâmicas e estáticas?
As rugas de expressão dinâmicas são aquelas visualizadas somente durante a contração muscular facial. As linhas surgem quando os pacientes sorriem, levantam as sobrancelhas ou fazem outras expressões da face. Se o paciente estiver em repouso, as marcas de expressão se tornam inaparentes.
Já as rugas estáticas são um estágio mais tardio do efeito crônico da musculatura agindo na pele e do envelhecimento cutâneo facial. Nesses tipos de rugas, as linhas estão presentes mesmo com o paciente em repouso. Ocorre devido a múltiplos fatores, como força muscular excessiva, perda da elasticidade e da firmeza da pele causada pelo sol ou por maus hábitos, entre outros.
Como a Toxina Botulínica Atua no Tratamento das Rugas de Expressão?
A toxina botulínica age reduzindo a força de contração de músculos específicos da face. Isto ocorre pelo bloqueio do estímulo dos nervos que geram o movimento dos músculos. Através deste bloqueio, nas rugas de expressão dinâmicas, as linhas tendem a sumir. Já nos pacientes com rugas estáticas, a tendência é apenas a atenuação das linhas.
Logo, o melhor momento para começar a aplicar é enquanto as rugas são dinâmicas, antes de se tornarem rugas de repouso (estáticas).
Os principais locais da face em que a toxina pode ser usada são:
Glabela (entre as sombrancelhas);
Região frontal (testa);
Região peri-orbitária (pés de galinha);
Sorriso gengival;
Queixo (quando no queixo se forma aquele aspecto casca de laranja);
Região dos lábios (Rugas código de barra);
Pescoço (para melhora do contorno da face e das linhas do pescoço).
Aplicação da Toxina Botulínica
A aplicação da toxina botulínica foi desenvolvida e aprimorada por médicos ao longo de décadas. Por isso, deve ser realizada apenas por médicos especialistas, que são os profissionais que têm o maior conhecimento sobre o tratamento. A substância é injetada por meio de agulhas finas em pontos específicos de ação muscular. As doses são determinadas com base nas características de cada paciente.
Por serem usadas agulhas muito finas durante a sessão, o incômodo é suportável. No entanto, em pessoas mais sensíveis, pode ser aplicado anestésico tópico antes do procedimento, para atenuar a sensação das injeções.
O resultado da toxina começa a ser notado 3 a 4 dias após a aplicação e o resultado final acontece após 14 dias, geralmente.
O efeito promovido de relaxamento muscular dura em média entre 4-6 meses podendo variar de acordo com a força muscular e o metabolismo de cada pessoa.

Deixar Um Comentário