A quantidade de pessoas com uma ou mais tatuagens artísticas pelo corpo cresce a cada dia. Acompanhando essa tendência, o número daqueles que se arrependem por ter realizado o procedimento tem se tornado cada vez mais frequente.
As pessoas se arrependem por diversas razões, incluindo motivos pessoais e profissionais. Apesar do aumento progressivo na aceitação das tatuagens, em alguns ambientes e cargos ainda pode existir resistência à elas. Muitos pacientes realizam a tatuagem numa fase da vida em que apresentavam gostos com os quais, passado o tempo, passam a não se identificar mais. Para essas e outras causas que despertam o desejo da remoção, o tratamento mais indicado é o de remoção a Laser.
A remoção de tatuagens a Laser começou a ser estudada há muitos anos, sendo que o primeiro paciente tratado data do ano de 1967. Na década de 90, com o avanço das pesquisas e do conhecimento médico, associado ao aprimoramento das tecnologias, equipamentos mais eficazes e seguros passaram a ser produzidos. A evolução dos Lasers Q-switched, que são equipamentos ultra-rápidos e muito potentes, sendo os mais seletivos para atingir o pigmento das tatuagens, possibilitou resultados nunca antes atingidos. Estes se tornaram os Lasers padrão-ouro para remoção de tatuagens.
Remoção de Tatuagem
A remoção é um processo minimamente invasivo, pois o Laser atinge os grânulos de pigmento das tatuagens de forma seletiva. O Laser irá quebrar as moléculas de pigmentos em partículas de tamanho reduzido, o que desencadeia uma reação imunológica no local do tratamento. Células de defesa passam a englobar as partículas de pigmento fragmentadas e, posteriormente às removem da pele através da circulação linfática. O tratamento é realizado em número variado de sessões, nas quais, gradativamente, ocorre o clareamento progressivo da tatuagem, até que que seja atingido o nível satisfatório ou máximo da remoção dos pigmentos.
Características Importantes que Influenciam nos Resultados
Profundidade e Densidade da Tatuagem
A profundidade e densidade da tatuagem pode influenciar significativamente nos resultados do tratamento. Aquelas realizadas em camadas mais profundas da pele, assim como as mais concentradas e intensas, costumam demorar mais tempo para serem removidas. Além disso, podem apresentar um resquício final mais visível ao término do tratamento.
Coloração da Tatuagem
A coloração é a característica que mais influencia na hora da remoção. Cada Laser dispara uma luz de uma cor específica, a qual tem uma influência maior sobre determinada gama de cores. Logo, em alguns casos, dependendo das cores da tatuagem, será necessário a utilização de até três tipos de Laser.
Tatuagens com cores mais claras podem apresentar resultados mais limitados. Os tons azul e verde claro também geram uma maior dificuldade. Já pigmentos com a tonalidade escura costumam sair com maior facilidade.
Laser Spectra XT para Remoção de Tatuagens
Existem, atualmente, diversas marcas de Laser para remoção de tatuagens, mas poucos são considerados realmente eficazes e seguros no tratamento da maioria das tatuagens profissionais. O Laser Spectra XT é um dos equipamentos com tecnologia de ponta mais estudados para este tipo de tratamento.
Trata-se de um Laser do tipo Nd:YAG que apresenta grau de eficácia muito elevado e perfil de segurança superior, com ótima relação custo-benefício. Somado a isto, o Laser Spectra XT emite dois tipos de pulsos de Laser com cores diferentes, o que o capacita a atingir variadas colorações.
A onda de luz do aparelho atinge somente os pigmentos de tinta, sendo assim não danifica a pele que não está sendo tratada. Com pulsos ultra rápidos (nanossegundos) de alta intensidade, o Laser Spectra XT é considerado dos laser mais poderosos para remoção de tatuagens.
Para casos mais resistentes, o Dr. Guilherme Shwetz ainda conta com a tecnologia alemã do Laser de Rúbi Sinon, o qual apresenta ótimos resultados para as cores azul e verde. Com isto, O Dr. Guilherme consegue atingir praticamente todas as cores das tatuagens.
O Laser Spectra XT é aprovado e certificado pelo FDA (EUA) e pela Anvisa (Brasil).
Quantidade de Sessões para Remover uma Tatuagem
O número de sessões necessárias para chegar ao término do tratamento é muito variável. A maioria dos tratamentos leva entre 4 a 12 sessões, com duração em torno de 15 a 30 minutos cada. No entanto, a imprevisibilidade faz parte do tratamento, pois a remoção está relacionada à reação imunológica do paciente, a qual é individual. Cada organismo reage de uma forma e ainda há que considerar as variáveis de profundidade, coloração e composição do pigmento utilizado, o que pode tornar o processo mais longo. Por isso que dizemos que “cada tatuagem é única”
Pós aplicação do Laser Spectra XT para remoção da tatuagem Após cada sessão do Laser Spectra XT o paciente pode sentir desconforto moderado. No término da sessão, o local tratado pode apresentar vermelhidão e inchaço, e o paciente pode sentir ardência. O tempo de cicatrização da pele leva cerca de 5 a 10 dias, e o intervalo recomendado entre uma sessão e outra é de 40 a 60 dias, para que a reação esperada possa ocorrer adequadamente.
Possíveis Efeitos Colaterais da Remoção de Tatuagem
Antes de decidir sobre remover uma tatuagem é preciso ter consciência de que podem surgir alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são hipopigmentação (clareamento) ou a hiperpigmentação (escurecimento) do local tratado. A maioria das alterações de pigmentação podem desaparecer depois de 6 a 12 meses. Indivíduos com tom de pele mais escuro possuem risco maior de apresentar manchas após o tratamento.
A Remoção da Tatuagem Pode Ser Dolorosa
A remoção da tatuagem pode sim ser dolorosa, principalmente se houver muito pigmento injetado na pele naquele local. Tatuagens amadoras, geralmente não são tão densas e profundas, por isso na hora da retirada costumam doer menos.
Mas a dor irá depender da sensibilidade de cada um. No entanto existem algumas maneiras de amenizar o desconforto na hora de remoção de tatuagem, tais como o uso de cremes anestésicos, resfriamento da pele e aplicação de anestésicos injetáveis.
Dr. Guilherme Shwetz é dermatologista e realiza a remoção de tatuagem em Curitiba. Agende seu horário para avaliação e planeje seu tratamento.
Deixar Um Comentário