Project Description
O Melasma é um distúrbio da pigmentação da pele que se caracteriza pelo surgimento de manchas acastanhadas, mais comumente localizadas na face, mas também podem ter ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, mas também pode ocorrer em homens.
Ainda não há uma causa claramente definida para o Melasma, por se tratar de um distúrbio que tem a influência de múltiplos fatores. Atualmente, acredita-se que se trata de um distúrbio inflamatório relacionado principalmente ao efeito de ondas luminosas na pele. O fator desencadeante mais importante é a exposição à luz solar (Radiação Ultravioleta), mas pode haver influência de outras luzes, como a luz visível.
A predisposição genética também influencia significativamente no surgimento desta condição.
Por se tratar de um distúrbio crônico e resistente, o melasma é de difícil tratamento. A melhor opção ainda é a prevenção. É imprescindível o uso diário do filtro solar. O protetor deve ser preferencialmente físico, pois o filtro físico reflete a luz solar e a luz visível (computador, luz artificial e natural dos ambientes, etc.)
Tratamento do Melasma
O melasma tem tratamento, entretanto, não existem opções terapêuticas que sejam resolutivas para as manchas. É essencial que os pacientes entendam mais sobre esse distúrbio da pele, o qual necessita de acompanhamento regular, associado à paciência e disciplina no tratamento.
Os tratamentos têm como objetivo prevenir o surgimento de novas manchas e clarear ao máximo as já formadas. O tratamento clínico de manutenção (cremes clareadores, antioxidantes via oral), junto ao filtro solar, é essencial para otimizar os resultados.
Além disso, existem alguns procedimentos dermatológicos para tentar obter clareamento mais significativo nos casos resistentes. Nessa linha de tratamento, podemos citar o Laser Spectra XT, o MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) e o IPCA (Microagulhamento Cirúrgico).
Dentre os Lasers que geram resultados interessantes no tratamento do melasma, o Laser Spectra XT é o que apresenta mais evidências científicas de eficácia e segurança. Este Laser atua dentro das células que contêm melanina, sem agredir e levar à morte dessas células. Com isso, o efeito rebote (piora do quadro após um período de melhora inicial) é evitado.
O Spectra XT é um Laser com a tecnologia Nd:YAG Q-switched, que combina pulsos com energia elevada e extremamente rápidos. Proporciona resultados avançados na maior parte dos pacientes com melasma resistente aos tratamentos convencionais.
Geralmente, são necessárias de 8 a 15 sessões de tratamento, com intervalos de 7 a 14 dias. Ainda pode ser combinado à outras opções, como o MMP e o IPCA.
O tratamento do melasma deve ser individualizado e mantido ao longo do tempo, para que os resultados sejam benéficos em longo prazo.