MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) é um procedimento de entrega de medicamentos em camadas internas da pele, em associação aos efeitos do microagulhamento. Este tratamento, que é realizado através da injeção microscópica de princípios ativos na pele com microagulhas, pode ser utilizado para o tratamento de diversos distúrbios dermatológicos. Um dos usos mais conhecidos do MMP é no tratamento das Alopecias (distúrbios capilares), tanto em homens quanto em mulheres.
O que é MMP?
MMP é um procedimento que deve ser executado por médicos, após o diagnóstico correto do distúrbio capilar do paciente. É realizado através do uso de dispositivos onde são acoplados cartuchos descartáveis com microagulhas na ponta. Os medicamentos sao introduzidos na pele diretamente na profundidade ideal em que se deseja o tratamento. Diversos estudos demonstraram que a aplicação em camadas profundas potencializa a eficácia e a segurança dos tratamentos. Com esta técnica, a ação dos medicamentos se torna mais precisa e uniforme, além de haver o estímulo trazido pelo microagulhamento em si.
A técnica de tratamento das Alopecias foi desenvolvida pelo médico brasileiro Samir Arbache e se baseia na infusão de uma mescla harmoniosa de princípios ativos capilares (vitaminas, bloqueadores hormonais, estimulantes da circulação dos folículos pilosos, fatores de crescimento e outros) diretamente na profundidade previamente definida. O mix de medicamentos é montado de forma individual de acordo com as necessidades do paciente.
A infusão de medicamentos no MMP é realizada com técnicas específicas em que se coloca delicadamente o dispositivo com multi-agulhas em contato com a pele do paciente. Isto é realizado de forma controlada, infundindo os compostos dentro do couro cabeludo do paciente exatamente na profundidade desejada. Desta forma, a absorção da medicação é mais rápida e atinge concentrações maiores justamente no alvo de tratamento.
O Tratamento é Indolor?
A MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) não é indolor, mas de forma geral é bem tolerado pelos pacientes. Podem ser utilizadas técnicas de anestesia para aumentar o conforto dos(as) pacientes.
Efeitos do Tratamento:
A ação da medicação utilizada e do microagulhamento estimula o metabolismo das células dos folículos pilosos do couro cabeludo. Logo a cascata de mediadores inflamatórios e o processo de regeneração da pele proporciona o efeito esperado: o crescimento capilar.
Quanto antes for diagnosticada a Alopecia e iniciado o tratamento, maiores as chances de obter bons resultados. Então se você apresenta perda de densidade capilar, não deixe de procurar um médico.
Tempo do Procedimento e Número de Sessões Necessárias
O procedimento leva em média cerca de 30 a 60 minutos, e o número de sessões irá depender da patologia e necessidade de cada paciente, com intervalos de aproximadamente 30 dias entre cada sessão.
Cuidados Após o Procedimento
Devido as microlesões geradas pelas agulhas, é possível o paciente apresentar inchaço, vermelhidão e pequenas crostas no local, as quais desaparecem em alguns dias. Sendo assim, embora seja possível retomar as atividades diárias após a aplicação, são recomendados alguns cuidados, como:
- Não lavar o cabelo no dia do procedimento;
- Evitar exposição solar durante o processo inflamatório, ou seja, 2 a 3 dias após a aplicação;
- Suspender o uso de medicamentos tópicos para a queda de cabelos por até 48h após a sessão, conforme indicação médica;
- Em caso de dor ou desconforto, fazer uso de analgésicos.
Deixar Um Comentário