O inverno é o período em que nossa pele sente com a baixa umidade do ar e com as temperaturas frias, no entanto, essa temporada também é favorável para realizar uma série de tratamentos dermatológicos e estéticos na pele. Durante o inverno, a incidência de raios solares é reduzida e as pessoas tendem a se expor menos ao sol, configurando um ambiente ideal para a realização de certos procedimentos em detrimentos de outros.
Tratamentos de Pele Indicados Para o Inverno
O inverno é a época ideal para tratar manchas, rugas, flacidez, cicatrizes de acne e fazer depilação a laser em grandes áreas, como as pernas, por exemplo. Para combater esses problemas durante a temporada mais fria do ano, são recomendados tratamentos como peelings, preenchimentos, lasers, além da utilização de ácidos fortes. Estes são tratamentos que tem características mais agressivas para a pele, e quanto menor a exposição solar, melhor os resultados obtidos.
Peeling de Cristal
Tem o objetivo de tratar e previnir rugas e espinhas. O tratamento consiste na esfoliação da face para a renovação da pele, sem uso de química. Com o uso de uma máquina, os microcristais eliminam as células mortas, a oleosidade e as impurezas. Este tipo de peeling não requer anestesia e cada sessão dura em torno de 30 minutos. A recuperação é rápida, devendo usar o protetor solar e evitar sol por três dias após a realização do procedimento. Os resultados podem ser notados após a primeira sessão, mas é recomendado o tratamento contínuo.
Peeling Médio
Tem como objetivo tratar rugas médias e manchas na pele. O tratamento é mais agressivo, com utilização de ácidos. Existem vários peelings médios, como o de ácido retinoico, o ATA, o blue peel e outros. Não é utilizada anestesia e cada sessão dura em torno de 30 minutos. A pele pode ficar vermelha e com ardência por até dez dias, e é recomendado não se expor ao sol nesse período e usar protetor. O número de sessões pode variar de acordo com o caso. Os resultados podem ser notados a partir da primeira seção, e o intervalo entre uma sessão e outra deve ser de aproximadamente de um mês.
Peeling Profundo
Tem o objetivo de tratar rugas acentuadas e cicatrizes profundas. O tratamento utiliza um ácido forte, chamado fenol, e pode atingir até a camada mais profunda da pele, promovendo a renovação celular. É recomendado o uso de pomada anestésica, e cada sessão pode variar entre 30 e 60 minutos. Conforme as orientações do Dr. Guilherme Shwetz, a pele deve ser preparada com a utilização de cremes e pomadas por um mês. Após o procedimento é recomendado dez dias de repouso completo e um mês sem se expor ao sol. Os resultados podem ser notados após a primeira sessão. Caso seja necessário realizar uma nova sessão, o intervalo recomendado é de dois meses.
Luz Intensa Pulsada
Tem como objetivo tratar estrias, manchas e flacidez. É utilizado um equipamento de luz que gera calor sobre a pele, agindo em vários níveis. Num primeiro momento, ela diminui e até corrige as manchas e vasinhos superficiais. Depois, age mais profundamente, estimulando a produção de colágeno, que dá firmeza à pele e ajuda a diminuir as rugas. O tratamento não é agressivo e não é utilizada anestesia. O procedimento da luz pulsada pode durar até uma hora, e o sol deve ser evitado durante uma semana. O resultado pode aparecer já na primeira sessão, mas novas sessões são recomendas a depender de cada caso.
Laser Fracionado
Tem como objetivo tratar as rugas profundas e cicatrizes de acne. O laser fracionado atinge até a segunda camada da pele, promovendo a descamação, a renovação das células e a estimulação da produção de colágeno. Existem vários equipamentos de laser fracionado, como o Fraxel, o laser de CO² e o Pixel. Pode ser aplicada anestesia na forma de pomada anestésica ou sedativo. Cada sessão pode variar entre 30 minutos e uma hora. A recuperação da pele ocorre em torno de uma semana e os resultados são visíveis a partir da primeira sessão. É recomendado esperar no mínimo um mês para realizar uma nova sessão.
Escleroterapia
Tem o objetivo de eliminar os vasos dilatados, ou vasinhos. A escleroterapia consiste na aplicação de injeções que secam esses vasinhos. Não é utilizada anestesia e o procedimento dura cerca de 30 minutos. Evitar exposição das regiões arroxeadas ao sol até que o hematoma saia, o que pode levar de dez dias a um mês. Os resultados são visíveis já na primeira sessão. Os vasos mais grossos podem precisar de mais sessões.
Programação de Tratamentos de Pele no Inverno
O Dr. Guilherme Shwetz recomenda o planejamento e a programação dos tratamentos a serem realizados durante o inverno. Salienta que os riscos nessa época do ano são sobremaneira menores que em outras estações. Podem ser realizados procedimentos em diferentes áreas do corpo, e enquanto uma área se recupera, pode ser realizado o tratamento em outra área, com novas sessões caso necessário.
Procure o Dr. Guilherme para avaliar sua pele, e definir sua programação para o seu tratamento.

Deixar Um Comentário