Os fios de sustentação tem o objetivo de tracionar e levantar a pele das regiões da face e do pescoço, sem precisar passar pelos inconvenientes de uma cirurgia, evitando cortes, sangramentos, inchaços e recuperação prolongada. O diferencial dos fios de sustentação é a sua constituição, de ácido polilático, um material que é eliminado pelo organismo em em torno de dois anos.

O Que São os Fios de Sustentação?

O uso de fios para suspensão da face não é uma ideia nova. Esse procedimento envolve a passagem de suturas sob a pele da face e do pescoço para compensar a queda e a flacidez dos tecidos, evita grandes incisões e reduz sobremaneira o tempo de recuperação.

O uso de fios absorvíveis ou não absorvíveis tem sido a base para o reposicionamento e o apoio dos tecidos subcutâneos. Geralmente são usadas técnicas de suspensão em conjunto com incisões tradicionais de ritidoplastia para se alcançarem melhores resultados de rejuvenescimento facial. Vários tipos de material de sutura têm sido usados, em particular politetrafluoretileno (Gore-Tex®), poliglactina (Vicryl®) e polipropileno.

Técnicas de Fios de Sustentação

Lifting Facial Fios de sustentação - Dr. Guilherme Shwetz - DermatologistaEntre as muitas técnicas de suspensão, dois conceitos gerais de lifting facial evoluem atualmente. O primeiro é a suspensão subcutânea com o SMAS como base para fixação, com elevação dos tecidos com vetores posteroverticais, e o segundo é baseado no descolamento subperiosteal e reposicionamento em bloco de todas as estruturas, com vetores puramente verticais. Assim, é possível reposicionar e ancorar os tecidos moles da face à fáscia temporal ou ao periósteo através de incisões mínimas.

Existem ainda os fios de sustentação com garras, disponível tanto em material não absorvível quanto absorvível, com várias características. Essas variadas apresentações permitem uma diversidade de formas de aplicação, inclusive autofixação, passagens curvas que abraçam o tecido ptótico, loop e fixação das duas extremidades do fio em um único ponto e ancoragem na fáscia temporal ou outros pontos profundos.
Os fios de polipropileno monofilamentados de dupla convergência usados no Brasil, conhecidos como fios Beramendi ou fio russo, são aprovados pela Anvisa, mas não pela FDA. Em geral, os fios permanentes são mais usados para correção de ptose facial e cervical, enquanto os fios absorvíveis são indicados apenas para aproximação dos tecidos moles e sutura de incisões. O material absorvível mais comumente usado para produzir os fios é a polidioxanona (PDO), um polímero que se hidroliza gradativamente.

Procedimento

O procedimento pode ser realizado dentro do próprio consultório do Dr. Guilherme Shwetz, e é realizada uma infiltração com anestesia para eliminar a dor da entrada da agulha na pele. Está será a única dor que o paciente sente. Depois de passar o fio, ocorre um leve movimento para puxar a pele.

Hematomas, inchaços leves, vermelhidão e um excesso de pele que se mantém nos primeiros dias, são alguns dos inconvenientes da técnica. Mas, pouco tempo depois, a pele já se acomoda na área tratada.

Resultados Esperados

Os fios de sustentação irão proporcionar um efeito imediato, mas o ácido polilático estimula a produção de colágeno à medida que este material vai sendo absorvido pelo organismo. O acido polilático já é muito conhecido na medicina pelo seu poder de absorção e por produzir uma reação inflamatória que promove a estimulação de colágeno, garantindo os resultados mais naturais possíveis.
lifting com fios de sustentação nos tratamentos do sulco nasolabial, bucomentoniano, sobrancelha e bandas platismais tem sido difundido nos últimos tempos. No curto prazo após o procedimento (1-3 meses), muitos pacientes declaram que parecem ter se submetido a um “lifting de face”, declarando resultados satisfatórios.

Duração e Recuperação

O procedimento dura em torno de 30 minutos. Os fios de sustentação costumam manter-se sob a pele, geralmente por um período de aproximadamente 2 anos e os resultados são extremamente satisfatórios e naturais. Por se tratar de um tratamento minimamente invasivo, o período pós procedimento é bastante tranquilo, sem grandes desconfortos para o paciente, havendo também a ausência de cicatrizes.

Agende seu Horário

Entre em contato para agendar agora seu horário. Confira os horários e locais de atendimento, preencha o formulário, envie um email ou ligue direto na clínica para agendar.

AGENDAR